Você já imaginou como seria o mundo sem cores? Pois é, além de deixarem tudo mais interessante, elas também conseguem influenciar na forma como nos sentimos ao usá-las (falei mais sobre isso nesse post).

Então se a gente souber o efeito psicológico das cores e como coordená-las no look, além de estilosas conseguiremos usá-las a nosso favor naquele dia em que queremos nos sentir mais confiantes, mais alegres, mais criativas e por aí vai…

Mas percebo que muitas pessoas têm dúvidas na hora de coordenar cores no look e, muitas vezes, acabam usando sempre uma cor mais vibrante com outra neutra pra não errar, o que pode acabar caindo no óbvio.

Então nesse post vou te mostrar como fazer coordenações diferentes e harmônicas pra você arrasar por aí! Mas antes, é legal entender um pouco sobre a teoria das cores.

 

Teoria das Cores

Para que a gente consiga enxergar as cores, precisamos ter luz. A luz é o reflexo de todas as cores e quando ela toca algum objeto, ele absorve todas as cores e reflete apenas uma delas. Por exemplo, quando vemos uma blusa rosa, é porque todas as demais cores da luz foram absorvidas, exceto a rosa.

É por isso que a cor varia conforme a quantidade de luz do local. Você já deve ter reparado isso com relação a algum cabelo loiro ou ruivo. Observe que quanto mais exposto à luz, mais claro vai parecer ser o cabelo. O mesmo acontece com as roupas e qualquer outro objeto.

Atualmente já existem teorias mais recentes que surgiram com o avanço tecnológico (CMIK e RGB), mas para o nosso propósito nesse post, é suficiente lembrar das aulas da escola e saber quais são as cores:

  • Primárias: azul, vermelho, amarelo (as cores que originam todas as demais).
  • Secundárias: laranja, violeta, verde (são as cores formadas pela mistura de duas cores primárias).
  • Terciárias: todas as outras cores formadas pela mistura de uma cor primária com uma ou mais cores secundárias.
  • Neutras: branco (mistura de todas as cores), preto (ausência de cor), variações de cinza, bege e marrom.

 

O círculo cromático

Não podemos falar em coordenação de cores sem entender o círculo cromático, afinal ele será nosso guia nessa tarefa. Então, apresento a vocês a roda de cores:

Ela está organizada por tipo de cores (primárias, secundárias e terciárias) e também por temperatura (quente e frio).

Agora que você já se familiarizou com o círculo cromático, podemos passar pra parte mais legal que é a coordenação de cores propriamente dita!

 

Coordenação harmônica de cores:

O nosso cérebro entende que algo é bonito quando existe harmonia, seja nas feições faciais, nas características corporais, na forma como alguém coordena as cores de um look ou qualquer outra coisa.

O bacana é pensar nas cores do seu visual como um todo, e não apenas na cor da roupa. Por exemplo, você pode combinar a roupa com a cor do seu cabelo, olho, batom, acessórios e tudo mais que envolva a sua imagem.

Vamos ver na prática como isso funciona? Existem basicamente seis formas de coordenação de cores:

1. Monocromática:

É a variação de tons dentro da mesma cor (o famoso “tom sobre tom”), podendo ser combinado com alguma cor neutra. Forma um look elegante e produz uma sensação de silhueta mais magra e alta porque forma um bloco de cor vertical.

imagem com exemplos de combinações monocromáticas.
1- maquiagem toda em tons de laranja. 2- maquiagem toda em tons de rosa. 3- look monocromático rosa nude. 4- look monocromático branco. 5- look monocromático azul.

2. Análoga:

É a combinação de cores vizinhas no círculo cromático. Ainda é uma combinação elegante, porém mais alegre e jovial que a anterior.

imagem com exemplos de combinacoes analogas
1- cabelo rosa com óculos roxo. 2- blusa rosa e batom vermelho (também podemos considerar o cabelo laranja com batom vermelho, cores análogas). 3- maquiagem do olho em tons de roxo com batom rosa. 4- look rosa + vermelho. 5- look verde + azul. 6- look roxo + rosa.

3. Triádica:

É a coordenação de três cores equidistantes no círculo cromático. Em geral, usa-se uma cor fria e duas quentes ou vice e versa. Essa harmonia transmite uma ideia de informalidade e criatividade.

como combinar cores usando a harmonia triádica
1- sombra violeta, olhos verdes e batom laranja. 2- sombra laranja, olhos verdes e lápis violeta azulado. 3- sombra verde, blush laranja e batom violeta. 4- blusa violeta, calça verde e colar laranja. 5- batom vermelho, blusa amarela e calça azul. 6- cardigan amarelo, calça azul e sapato vermelho.

4. Complementar:

É a coordenação de duas cores opostas no círculo cromático (uma fria e outra quente). Como essas cores não possuem nenhum pigmento em comum, o resultado é um look moderno e marcante.

imagem com exemplos de combinacoes complementares
1- batom violeta e blusa amarela. 2- olho azul e sombra laranja. 3- olho verde com batom vermelho. 4- blazer azul e acessórios laranja. 5- blusa verde e acessórios vermelhos. 6 blusa amarela e saia violeta.

5. Complementar dividida:

É bem parecida com a complementar simples, porém em vez de harmonizar com uma cor oposta, escolhemos as cores análogas a esta. Exemplo: a cor oposta ao violeta-avermelhado é o amarelo-esverdiado, mas podemos combinar com suas cores vizinhas (verde e amarelo), como no primeiro look da esquerda (abaixo).

imagem com exemplos de harmonia complementar dividida
1- blusa verde, calça amarela e sapato violeta avermelhado. 2- cabelo loiro (amarelo), vestido verde e casaco rosa. 3- vestido amarelo alaranjado, bolsa azul e sapato violeta.

6. Complementar dupla:

É a harmonia feita com dois pares de cores complementares. É mais utilizada em produções para catálogos de moda, decoração e em combinação de roupas estampadas, sendo uma das mais complexas de se fazer, por envolver quatro cores.

como combinar cores usando a harmonia complementar dupla
1- a estampa da blusa possui 4 cores complementares: azul + laranja e verde + vermelho. 2- vermelho + verde e vermelho alaranjado (ela poderia ter acrescentado algum acessório na cor azul esverdiado). 3- a estampa da saia possui duas duplas de cores complementares: azul + laranja e violeta avermelhado + amarelo esverdiado.

 

Agora que você já sabe como combinar cores, aproveite que o verão tá chegando e se joga!

Para mais dicas, me siga no instagram (@rafaelamancini).

Um beijo,
Rafa ♥