Seu currículo foi aprovado e agora a empresa te convidou para uma entrevista de emprego? Maravilha! Significa que você já gerou interesse no entrevistador.

O próximo passo é usar um tempinho para pensar na sua imagem pessoal, pois você precisa mostrar que tem exatamente o perfil que a empresa procura.

Afinal, não adianta ser o candidato perfeito para a vaga, se você não conseguir mostrar isso na hora da entrevista, certo? Então vamos às dicas!

 

01. A primeira impressão

Vou te contar um segredo: estudos apontam que após os primeiros dez segundos de convivência, o entrevistador já terá formado uma opinião sobre você, levando em consideração a forma como você se vestiu, o seu comportamento, tom de voz, linguagem corporal, educação etc.

É até possível mudar uma primeira má impressão com o tempo, mas muitas vezes (principalmente em se tratando de entrevistas de emprego) você não terá oportunidade de fazer isso. Então capriche na sua imagem pessoal neste primeiro encontro com o entrevistador.

Claro que sua aparência, por si só, não vai garantir o emprego, mas se tem uma coisa que abre portas, com certeza é uma imagem bem cuidada.

Em seu livro Chic Profissional, Glória Kalil afirma que “boa aparência não substitui competência, mas não há competência que não se beneficie de uma boa aparência”.

 

02. Adeque-se ao dress code da empresa

Não adianta usar o melhor terno do mercado para uma entrevista de emprego em uma startup super descolada, onde as pessoas vão trabalhar de jeans e camiseta porque, ainda assim, você estará inadequado e deselegante.

O ideal é pesquisar sobre como as pessoas que trabalham lá costumam se vestir. Para isso, dê uma olhada no site e redes sociais da empresa, veja fotos ou, se você conhecer alguém que já trabalha lá, pergunte se a empresa possui código de vestimenta (dress code).

Além disso, procure se vestir de forma compatível com o cargo almejado. Normalmente, quanto maior a hierarquia, mais formal deve ser o vestuário, mas isso pode variar conforme a empresa.

→ Aproveite a pesquisa para saber mais sobre a empresa! Isso mostra interesse e, acredite, é um diferencial e tanto. Formule algumas perguntas sobre ela, pois normalmente o entrevistador vai abrir espaço para perguntas e ter algo em mente mostra que você está tão interessado na empresa quanto ela em você.

 

03. Aposte em cores sóbrias

Na hora da entrevista são os seus atributos técnicos que precisam falar mais alto. Então invista em peças de cores neutras (cinza, bege, preto, branco, azul marinho), pois elas comunicam seriedade, competência e profissionalismo.

Se você não abre mão de uma corzinha, dá uma olhada nesse post e escolha aquela que comunique a mensagem mais adequada conforme a vaga pretendida.

Um blazer azul, por exemplo, é uma ótima opção para passar confiança, tranquilidade, lealdade e inteligência.

Se o blazer tiver uma leve ombreira, melhor! Isso destaca os ombros e passa a mensagem de que você é capaz de suportar as responsabilidades inerentes ao seu cargo.

 

04. Vista-se conforme o nível de formalidade exigido 

Empresas formais:

imagem com looks para entrevista de emprego formal
As empresas formais costumam exigir roupas e acessórios mais sóbrios e clássicos, em cores neutras e linhas retas. No caso das mulheres, é possível usar um vestido ou saia na altura dos joelhos desde que não muito justos (mas eu não recomendo porque pode te deixar desconfortável ao mudar de posição, por exemplo), sapatos sempre fechados como o scarpin. Para os homens, terno (sem o colete) e gravata é o mais comum.

Empresas informais:

imagem com looks para entrevista de emprego informal
Em um emprego mais informal, podemos dispensar as calças sociais e usar o jeans em lavagem escura ou ainda as calças de sarja, tanto para mulheres quanto para os rapazes. O ideal, nesse caso, é misturar peças casuais com outras mais formais para equilibrar o visual.

Empresas super informais:

imagem com looks para entrevista de emprego super informal
Em empresas de publicidade, moda e em startups mais descoladas dá pra usar quase tudo. Se você precisa mostrar criatividade, use algo diferente no seu look, talvez um ponto de amarelo ajude nesse sentido, mix de estampas discreto também é uma boa opção se o objetivo é comunicar descontração, dinamismo e criatividade. Lembre-se de que é seu primeiro contato cara a cara com a empresa, então cuide para passar uma imagem profissional, mesmo estando bem casual.

05.  Use truques para parecer mais alto

Calma, eu sei que parece estranho, mas estudos têm apontado que pessoas mais altas tendem a ser escolhidas para cargos mais competitivos e costumam ganhar mais.

Isso porque, historicamente, associamos uma pessoa mais alta à ideia de “elevação” e “dominância”, duas características importantes para a liderança.

A boa notícia para os mais baixos é que a moda está a aí para nos dar uma mãozinha.

No caso das mulheres, o salto ajuda a aumentar a estatura e contribui para uma postura mais confiante, mas evite exageros. Alie-o a calças pantalonas ou flares de cintura alta para ganhar mais uns “centímetros”.

Para os homens, aposte nos looks monocromáticos (de uma mesma cor) ou com pouco contraste para criar uma linha vertical que vai alongar visualmente sua silhueta. Ao escolher o sapato, procure o que tenha um salto maior (alguns têm até mesmo salto embutido).

 

06. Cuidado com os acabamentos

Os acabamentos fazem toda a diferença na sua imagem, então verifique se sua roupa está bem passada, sem rasgos ou manchas, se o sapato está apresentável etc.

Cuide das unhas de modo que estejam limpas, hidratadas, cortadas (no caso dos homens) ou bem feitas (no caso das mulheres). Cabelo arrumado e barba feita também contam pontos importantes!

 

07. O que evitar?

Evite exageros na hora da entrevista, afinal é a sua competência que precisa roubar a cena e não a sua maquiagem forte ou suas pulseiras barulhentas.

Passar muito perfume também não é uma boa ideia, pois isso pode causar desconforto e até dor de cabeça no entrevistador, fazendo com que ele queira se ver livre de você o quanto antes.

Além disso, deixe para os momentos de lazer as roupas muito decotadas, curtas, justas ou largas demais; roupas que são muito “modinha” (prefira as mais atemporais); lingerie à mostra; costas nuas ou qualquer outra peça que não seja adequada ao ambiente de trabalho e que possa desviar a atenção do entrevistador.

 

Bem, essas foram algumas das minhas principais dicas para quem vai fazer uma entrevista de emprego.

Vale lembrar: pontualidade é essencial e ser cordial, educado e gentil é regra básica, tanto no ambiente de trabalho quanto em qualquer outro 😉

Sucesso na entrevista!

Beijo,
Rafa ♥