Já ouvi algumas pessoas dizendo que não dá pra se vestir bem no calor, mas não compartilho dessa opinião. Com algumas adaptações, dá pra fazer bonito e ainda ficar fresquinha.

E como calor não é motivo pra andar desleixada por aí, separei as cinco dicas mais importantes pra você conseguir manter o estilo no calor do verão ou das cidades quentes do Brasil.

Pega um picolé e vem ver! 😀

 

ATENÇÃO AOS TECIDOS

Vamos direto ao ponto: independentemente se a roupa mostra mais ou menos o corpo, o que vai proporcionar um conforto térmico é, principalmente, o tecido da peça.

Tecidos de fibras naturais como o algodão, o linho, a seda e o crepe deixam o corpo respirar e por isso são mais frescos do que tecidos sintéticos como o poliéster, por exemplo.

A viscose, embora seja um tecido artificial fabricado em laboratório, é feita de fibras naturais o que a torna um opção super viável (e mais barata) para os dias de calor.

A dica é ficar atenta às etiquetas das roupas para verificar a sua composição ou observar o toque pra ter certeza de que ela não vai te “cozinhar” quando usar.

imagem de uma etiqueta de roupa indicando a composição do tecido

PREFIRA ROUPAS MAIS CLARAS

Não é à toa que no verão vemos mais cores nas ruas. Isso acontece não só porque as pessoas ficam mais alegres, mas também porque é comprovado que as cores escuras absorvem mais o calor do que as claras.

Então pra não se tornar um forninho ambulante, dê preferências às roupas de cores claras 😉

Imagem de mulheres usando roupas claras - estilo no calor

REPENSE SOBRE A CALÇA JEANS

Como grande fã do jeans, me dói o coração falar isso, mas a verdade é que ele não é o ideal nem para temperaturas muito altas e nem para as muito baixas. E se esse jeans for uma calça skinny então, aí é que o calor aperta mesmo!

Prefira as calças de tecidos naturais, fluídos e de modelagens soltinhas do corpo. Te garanto que isso vai te dar mais conforto quando o calor apertar, afinal, nada pior do que estar suada e com a roupa colando no corpo, né?

Se a modelagem da calça permitir, pode ser uma boa ideia fazer uma ou duas dobras na barra de modo que o tornozelo fique à mostra, deixando uma porta de entrada para aquele ventinho que bate de vez em quando.

imagem de mulheres usando calças de tecidos leves

ESCOLHA UMA TERCEIRA PEÇA FRESQUINHA

A gente já sabe que a terceira peça deixa o look muito mais interessante, mas no calor fica mais difícil usar um blazer, por exemplo (a não ser que ele seja de lã fria, ideal para ser usado no calor).

A boa notícia é que existem outras opções super estilosas e fresquinhas para serem usadas em dias quentes, como o colete de alfaiataria e o quimono.

Também é legal amarrar uma jaqueta jeans na cintura porque, além do estilo, ela também será útil pra quando você entrar em um local com ar condicionado que, em cidades ou épocas muito quentes, costuma ficar no modo “frozen”.

imagem de mulheres estilosas no calor

SE JOGA NOS MACAQUINHOS

Eles são uma ótima opção pra quem gosta de praticidade, afinal é uma única peça que já garante estilo de sobra e tem pra todos os gostos, desde o mais elegante até os mais despojados.

Também é possível versatilizar a peça colocando uma camisa de algodão amarradinha por cima, mudando os acessórios, os sapatos etc.

O mesmo vale para os vestidos, sejam curtos ou longos 🙂

imagem de mulheres usando macaquinho

Nesse poste procurei imagens de inspiração para várias ocasiões, desde o trabalho até o lazer, espero que te ajude!

Beijos,
Rafa

Já me segue no instagram? @rafaelamancini ♥