Você já passou por alguma situação em que ficou na dúvida ao contratar um serviço porque a pessoa que iria prestá-lo não te passou confiança?

Eu já vivi isso algumas vezes com nutricionista acima do peso, dermatologista com a pele mal cuidada, dentista com dentes amarelados e por aí vai.

Concorda que os profissionais acabam se tornando vitrine do seu serviço? É possível que eles sejam excelentes profissionais, mas a imagem que eles estão emitindo não gera confiança. A primeira coisa que o cliente pensa é: “se ele não consegue cuidar de si mesmo, como vai cuidar de mim?”.

Isso acontece em vários âmbitos, inclusive na vida pessoal e corporativa ou até mesmo quando vamos comprar um produto (ou vai dizer que você nunca comprou algo só pela embalagem?). Por isso, é importante entender como funciona e o que você pode fazer para passar a mensagem certa.

Como a imagem pessoal é percebida pelas pessoas?

A imagem é formada até inconscientemente pelo espectador já nos primeiros segundos de convivência (algo em torno de 10 segundos).

Em suas pesquisas, Albert Mehrabian (especialista em linguagem corporal) descobriu que a imagem pessoal é composta proporcionalmente da seguinte forma:

  • 7% verbal (somente palavras);
  • 38% vocal (tom de voz, velocidade, volume e entonação);
  • 55% não verbal (vestuário, gestos, expressões faciais, postura etc.).
foto de mulher sorrindo sobre imagem pessoal
by Freepik.com

Então podemos concluir que 93 % do que transmitimos às pessoas faz parte da nossa imagem e comportamento, e apenas 7% está relacionado ao conhecimento.

Outro dia eu li uma frase da Cláudia Piantini que achei perfeita e resume tudo isso muito bem. Ela disse que:

“imagem não é o que você fala, mas o que o outro entende de você”.

Isso interfere no meu salário???

Tá, Rafa, mas e se eu estiver mesmo passando a mensagem errada, no que isso interfere na minha vida?

Em T-U-D-O! Na sua autoestima, na forma como as pessoas se relacionam com você e até no seu salário. Sim, você leu corretamente!

 

foto de mulher espantada sobre imagem pessoal
by Freepik.com

Uma pesquisa recente feita pela Universidade de Chicago comprovou que as mulheres que se arrumam adequadamente chegam a ganhar até 20% a mais do que as que não costumam fazer isso.

A pesquisa mostrou que essa preocupação atinge muito mais as mulheres, mas é inegável que um homem bem arrumado e que passe uma imagem adequada também eleva suas chances de ganhar mais, né?

Claro que a imagem é a embalagem, ou seja, é a primeira impressão que o espectador terá de você (e o que, muitas vezes, te garantirá a oportunidade de apresentar seu conteúdo), mas ela precisa estar associada à sua competência para que você obtenha o sucesso almejado.

Afinal, de nada adianta um produto com a embalagem linda, se ele não cumpre a sua função, não é mesmo?

Como passar a imagem certa?

A imagem certa não é um padrão rígido que você tem que seguir. Existem, sim, algumas regras básicas conforme a situação, mas o importante é que você encontre a SUA imagem certa (e não queira imitar seu colega) porque as pessoas são únicas.

A consultoria de imagem e estilo existe, justamente, para auxiliá-lo a imprimir a imagem que seja adequada à sua personalidade e esteja alinhada aos seus objetivos. É um verdadeiro processo de autoconhecimento para que, então, você consiga causar em si e nos outros uma imagem positiva.