Nós já conversamos aqui que a nossa imagem (quer a gente goste ou não) está sempre comunicando alguma coisa ao mundo e a moda é uma das ferramentas que podemos usar para passar uma mensagem que tenha a ver com nossa personalidade e objetivos.

Aliadas a isso, outra forma de expressão não verbal que temos à nossa disposição são as cores. Sim, elas têm o poder não só de comunicar determinados traços da sua personalidade, mas também de interferir nas suas emoções e sensações pessoais, pois possuem efeitos psicológicos.

Então naquele dia em que você está desanimado, por exemplo, coloca uma roupa amarela ou laranja pra ver o que acontece! Se está precisando desestressar, que tal usar uma roupa azul claro?

Imagem de um círculo de cores
Foto: Reprodução Google (autoria desconhecida)

O círculo cromático traz as cores primárias, secundárias e terciárias (quem lembra das aulinhas da escola? rsrs), mas a possibilidade de mistura de cores é infinita!

Nesse post vamos falar sobre o significado e sensações das principais cores do círculo cromático e também dos tons neutros como o preto, branco, cinza e marrom.

Vamos lá?

Imagem com mulheres vestidas com a cor azul
Fotos: Reprodução Pinterest

O azul é uma cor fria e está normalmente associada à serenidadeestabilidadeconfiançalealdade e inteligência.

Em tons mais escuros, ele representa conhecimento, poder, integridade, conservadorismo e seriedade (ótimo para entrevistas de emprego, não acha?). Já os tons mais claros comunicam tranquilidade, saúde, delicadeza, limpeza.

 

Imagem com mulheres vestidas com a cor amarela
Fotos: Reprodução Pinterest

O amarelo, por ser uma cor quente, está ligado a sensações de alegriaotimismocriatividadeespontaneidade e energia.

Excelente para ambientes ou looks mais joviais, o amarelo também está ligado à imaginaçãocuriosidade e originalidade. Mas se o seu objetivo for passar uma mensagem de seriedade e segurança, é melhor evitar essa cor.

 

Imagem com mulheres vestidas com a cor vermelha
Fotos: Reprodução Pinterest

O vermelho é uma cor intensa que está associada a energiacoragemliderança e dinamismo, mas também pode significar paixãodesejo e amor.

É uma ótima cor para usar quando se quer estimular o raciocínio rápido ou quando estiver desanimado, já que a cor é estimulante e proporciona energia.

Quanto mais escuro, o vermelho pode significar elegância e requinte. Quanto mais claro ou puro, mais atenção você vai chamar.

Adicionando branco, o vermelho vira ROSA que é a cor do romantismo e do amor, remetendo a sentimentos de carinho, feminilidade e doçura. É uma cor bem suave que, se não tomar cuidado, passa uma imagem de infantilidade.

 

Imagem com mulheres vestidas com a cor verde
Fotos: Reprodução Pinterest

Em geral, a cor verde está muito ligada à naturezavitalidadeesperança,renovação, transmitindo sentimento de bem-estarharmonia e boa sorte. Também está associada ao dinheirosegurança e equilíbrio.

Cuidado com o verde mais escuro, pois ele está ligado a sentimentos de inveja, ganância e ambição. Já o verde esmeralda indica abundância tanto emocional quanto material. O verde água, por sua vez, inspira paz de espírito, proteção e cura emocional.

 

Imagem com mulheres vestidas com a cor laranja
Fotos: Reprodução Pinterest

A cor laranja combina a energia do vermelho e a alegria do amarelo. Ela representa entusiasmodeterminaçãocriatividadesucesso.

Não é uma cor tão intensa quanto o vermelho, mas ainda assim chama a atenção, então é legal usá-la para destacar a parte do corpo que você mais gosta.

O laranja aumenta o fornecimento de oxigênio ao cérebro e estimula a atividade mental, por isso é super indicado para momentos de estudo e trabalho. Se estiver de dieta, é bom evitar essa cor, pois ela estimula o apetite!

 

Imagem com mulheres usando roupas da cor roxa
Fotos: Reprodução Pinterest

O roxo combina a estabilidade do azul e a energia do vermelho. Simboliza podernobreza (era considerada a cor da realeza), luxoambição, mas também está ligado à espiritualidadesabedoriadignidademistério,magia e criatividade.

Como o roxo está associado ao ego e à ambição, não é muito recomendado para ambientes de trabalho, principalmente em excesso (look monocromático roxo, por exemplo).

Cuidado com o roxo mais escuro, pois ele pode invocar sentimentos de melancolia e tristeza. Já o roxo mais claro passa uma imagem mais romântica.

 

Imagem com mulheres vestindo roupas da cor marrom
Fotos: Reprodução Pinterest

O marrom é uma cor amigável, porém séria. Ele está relacionado a sentimentos de segurançaproteçãoconfortoresponsabilidade. Também passa uma ideia de honestidade, praticidade, estabilidade e força.

Associado a outras cores mais sóbrias como o off white, por exemplo, o marrom passa uma imagem de pessoa elegante, porém mais casual do que se, no seu lugar, colocássemos o preto.

Para não causar uma sensação de melancolia, é importante estar atento para não usar a cor em excesso.

 

Imagem com mulheres vestindo roupas da cor cinza
Fotos: Reprodução Pinterest

O cinza transmite uma mensagem de estabilidadecomposturacalmaconservadorismoconfiança, profissionalismo.

É uma cor muito neutra e elegante e passa uma mensagem de formalidade, principalmente se combinada com cores mais sóbrias. Se usado em exagero, pode comunicar falta de energia e frieza.

 

Imagem com mulheres usando roupas brancas
Fotos: Reprodução Pinterest

O branco traduz pazpurezainocênciasegurança, limpeza, humildade e está sempre ligado a sensações positivas.

Use branco nas roupas quando quiser comunicar uma mensagem de pessoa verdadeira e confiável, assim como simplicidade, perfeccionismo e dignidade.

 

Imagem de mulheres usando roupas pretas
Fotos: Reprodução Pinterest

Todo mundo adora um pretinho básico, mas cuidado com a mensagem passada, pois ela pode ser tanto de elegânciapoder e seriedade, quanto de lutotristeza e pessimismo.

O segredo é dosar a cor com outras mais suaves, para não passar uma imagem negativa de agressividade ou angústia. O estilo da roupa também ajuda a minimizar os efeitos negativos dessa cor, mostrando mais o lado positivo da elegância, classe e poder.

O preto deve ser evitado por pessoas com tendência à depressão, pois pode potencializar essa condição.

E aí?

Viu como a simples escolha da cor da roupa pode influenciar não só suas emoções, mas também a mensagem que você está comunicando ao mundo? 😉

É claro que essas são apenas algumas das sensações e mensagens que as cores comunicam, mas tenha em mente que em cada cultura a cor pode ter uma simbologia diferente e cada pessoa pode ter uma percepção diferente com base nas suas experiências individuais.

Agora você já está pronto para usar as cores a seu favor!

Gostou? Compartilha 🙂

Beijo,
Rafa